Vicentinos se mobilizam para proteger Açude do Cruzeiro
Um dos maiores reservatórios de água da região pode entrar em colapso pela primeira vez em sua história nas próximas semanas. Trata-se do admirável e “temido” Açude do Cruzeiro, em São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional de Pernambuco.
Ao lado de moradores da comunidade do planalto vicentino, o editor do Blog do Adilson Carlos percorreu toda extensão do manancial e constatou o cenário de calamidade que nas próximas semanas poderá resultar no colapso total do reservatório.
O reservatório que até então era o único responsável por abastecer a cidade (O Sistema Adutor do Siriji entrará em funcionamento nos próximos dias), encontra-se em operação com apenas 6% da sua capacidade total. Nesta quinta-feira (02) o local de maior profundidade estava com apenas 1 metro, boa parte de sua extensão encontra-se praticamente sem água.
Comunidade Braço Forte, Mão Amiga!
Diante de tamanha calamidade, integrantes do Projeto “Comunidade Braço Forte, Mão Amiga! ”, planejam algumas ações para melhorar a proteção das mais de 15 nascentes que abastecem o reservatório e promover um trabalho de reflorestamento, erguendo uma Mata Ciliar em todo o entorno do manancial do município.
A primeira ação está sendo executada desde o dia 17 de janeiro. Corresponde ao colhimento de assinaturas para o ‘Abaixo Assinado’ que será entregue formalmente ao proprietário da maior área que cerca o açude.
Em contato com o Blog do Adilson Carlos, o coordenador do projeto, Severino Filho, falou da sua expectativa quanto receptividade da ação por este proprietário.
“Nós do Projeto "Comunidade, Braço Forte Mão Amiga" acreditamos que o Nobre amigo Zé Bedeu atenderá a nossa "súplica cearense" (vicentina e pernambucana) dada a importância da vegetação ciliar para o nosso açude, para o nosso povo, pois esta tem o poder de esfriar a temperatura ambiente em até dois graus, diminuindo a perda de água pela evaporação, além disso, tem o poder de retardar a erosão do solo e o assoreamento do açude, propiciando um ambiente paisagístico bonito a ser desfrutado por todos, inclusive pela fauna local que sente falta de florestas próximas às águas”, afirmou o professor Severino, coordenador do projeto.
Abaixo Assinado
Quem quiser assinar, há copias do documento em três pontos fixos no município, são eles:
- Sede do Grupamento de Bombeiro Civil de São Vicente Férrer, situado no Loteamento Edson Regis (Guandú), nº. 43;
- Loja Neto Cell, em frente a Unidade Mista Edson Regis (Hospital de São Vicente Férrer); e
- DJ Brindes, situada à Rua 24 de Outubro, nº. 57 – Próximo a Biblioteca do município (Org. Jacksandra).
Zé Bedeu
Em contato com o Blog do Adilson Carlos, o proprietário da área da antiga Usina Central Nossa Senhora de Lourdes, Sr. José Ivanildo Filho (Zé Bedeu), mostrou-se totalmente favorável a iniciativa ambiental.
“Não vejo problema em ceder 25 a 30 metros (de largura em toda extensão) para esta causa. Sou totalmente favorável à ideia. Acho importante demais, afinal aquela água é para o nosso próprio consumo (humano)”, afirmou.
A princípio o grupo pretende iniciar o trabalho de plantio de mudas por estas terras, porque corresponde a toda área lateral direita e final (rabo) do açude.
Outros Proprietários
Concluindo esta etapa, será a vez de sensibilizar os proprietários da margem esquerda do açude. Neste caso, os produtores rurais Sr. Levi, Dr. Gilberto e Rômulo Guedes.
POR: Blog do Adilson Carlos
Nenhum comentário: