Feito pra você

Feito pra você

EXCLUSIVO: Cavalo de vicentino é fenômeno da Região Nordeste


Cartucho do Apipucos (Foto: Reprodução/Facebook Jorge Alcoforado)

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça.


A entidade também ranqueia os animais em categorias, tipo de Marcha (Batida ou Picada) e quesitos que são disputados em competições por todo o Brasil.


E um cavalo criado na fronteira interestadual da Paraíba e Pernambuco, entre os municípios de Natuba-PB e São Vicente Férrer-PE, vem chamando a atenção de criadores, simpatizantes e telespectadores nas competições nordestinas. O nome da jovem estrela é Cartucho do Apipucos, animal de propriedade do agricultor e criador Jorge Alcoforado. Marcelo Santana é o responsável pela doma e treinamento, durante as competições torna-se o apresentador/peão de Cartucho. Os dois são sócios no CTE (Centro de Treinamento de Equinos Marcelo Santana) e Haras Crossover da Santalice.


Em pouco mais de 4 meses, Cartucho do Apipucos (Jorge Alcoforado e Marcelo Santana) já acumulam 12 prêmios em 4 eventos/exposições realizados em João Pessoa-PB, Maceió-AL, Recife-PE e Teresina-PI, neste último consagrando-se o Campeão dos Campeões na EXPO PIAUÍ - um fenômeno para a linhagem genética do equino.


Em contato com o Blog, Jorge Valério, como também é conhecido, falou da dificuldade, satisfação e da constante alegria em ver um cavalo tão novo (4 anos) já ser tão vitorioso.


“É muito difícil, tudo é o cavalo, tive sorte! Um dia ouvi Sergio Guerra (saudoso ex-senador) dizer que o ‘Favacho Único é um cavalo que veio para recuperar o tempo perdido’, como Cartucho é seu neto não perdi tanto tempo. Mas a alegria é de satisfação, dessas que se projeta para o ano que vem e se tem amanhã, a alegria é de ver um filho vitorioso na prova de corrida. A alegria é uma constante, acho que vou morrer satisfeito, é assim que me sinto hoje”, disse Jorge ao blog entusiasmado, e não é para menos diante de tantas conquistas.


Para se ter uma ideia dos feitos, o jovem cavalo fez Jorge estrelar entre os 75 melhores expositores de cavalos em Marcha Picada do Brasil. No ranking da Associação Paraibana dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador (APCCMM), fundada em 2001, Cartucho do Apipucos é, disparado, o primeiro colocado, construindo uma vantagem de 106.25 pontos para o segundo colocado.


Em contato também com o blog, o presidente da APCCMM externou os parabéns a Jorge Alcoforado que cria o animal na região do sítio Fevedouro, localizado na Zona Rural entre os municípios de Natuba-PB e São Vicente Férrer-PE.


“É com muita alegria que parabenizo o amigo Criador Jorge Alcoforado da cidade de Natuba - PB (e São Vicente Férrer – PE) pelo 1º Lugar do Estado (da Paraíba), no Ranking ABCCMM Expositor - Marcha Picada”, afirmou Dagnaldo Siqueira.


Veja a seguir os rankings da ABCCMM (Entidade Nacional) e APCCMM (Entidade Paraibana), como também a lista de prêmios conquistados por Cartucho do Apipucos, Jorge Alcoforado e Marcelo Santana.

FONTE: BLOG DO ADILSON CARLOS 



                                                                  Imagem: ABCCMM



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.