Feito pra você

Feito pra você

Soluções para o abatescimento em São Vic. Férrer



Compesa anuncia medidas em São Vicente Férrer 1
Açude do Cruzeiro



Em virtude do agravamento da estiagem no Interior de Pernambuco, que está levando o estado a enfrentar sua maior crise hídrica desde 1999, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está adotando medidas para garantir a continuidade do abastecimento nas cidades do Agreste cujos mananciais entraram em colapso. (Com informações da COMPESA)


O município de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional de Pernambuco, não está à beira de um colapso, mas tem visto o nível do seu reservatório (Açude do Cruzeiro) diminuir quase que diariamente. Mediante a situação que vem se agravando periodicamente, o blog entrou em contato com a Gerência Regional da Compesa que anunciou com exclusividade algumas ações que irão regular o abastecimento de água na cidade e preservar o manancial neste momento de crise hídrica, decorrente da forte estiagem.


Açude do Cruzeiro em colapso?


Compesa anuncia medidas em São Vicente Férrer 2
Final do Açude do Cruzeiro no mês de outubro.



Não! A Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) garantiu que o Açude do Cruzeiro não entrará em colapso devido ao reforço que o Sistema Adutor do Siriji dará ao abastecimento de água do município.


“Houve uma mudança no projeto original (do Sistema Adutor do Siriji) para interligar de uma forma mais fácil e executar a obra mais rápida para preservar o açude”, afirmou Denis Mendes, Gerente Regional da estatal, reforçando que a adutora vai colaborar com a diminuição significativa do consumo de água do manancial vicentino, evitando um futuro colapso.


Sistema Adutor do Siriji



Compesa anuncia medidas em São Vicente Férrer 3
Estação de Tratamento no Complexo do Sistema Adutor do Siriji.




O Gerente Regional anunciou que até, mais ou menos, o dia 15 de janeiro o município estará sendo abastecido pela Barragem de Murupé, através do Sistema Adutor do Siriji. “Nós pretendemos iniciar a obra de interligação até o final do mês. Falta apenas interligar um trecho de aproximadamente 600 metros. Por volta do dia 15 de janeiro estaremos abastecendo a cidade com o Sistema Adutor do Siriji”, afirmou.


É importante destacar que a nova caixa d’água, localizada as margens da PE 89 próximo à entrada da Chã do Esquecido, está em pleno funcionamento e encontra-se, por enquanto, apenas abastecendo a cidade de Macaparana, devido, justamente, a não interligação dos 600 metros.


Loteamento Miguel Arraes (próximo ao cemitério)


Compesa anuncia medidas em São Vicente Férrer 4
Método para passar tubulação por baixo da Rodovia.



Durante a segunda semana de dezembro a estatal concluiu o trecho da obra para passar a tubulação por baixo da PE 89 sem danificar a Rodovia. Esta etapa trata-se de uma ação para iniciar o abastecimento de água no Loteamento Miguel Arraes, próximo a cemitério da cidade.


“Fizemos uma travessia por método não destrutivo passando por baixo da PE 89. Agora falta apenas 100 metros (de tubulação) para interligar ao Miguel Arraes. Esta etapa estamos executando através do Plano de Trabalho em parceria com a Prefeitura. Estamos só aguardando a Prefeitura liberar a máquina para iniciarmos a conclusão da obra”, explicou.


Vazamento na caixa d’água antiga


Compesa anuncia medidas em São Vicente Férrer 5
ETA de São Vicente Férrer.



Alguns moradores procuraram o blog para reclamar e pedir para que fizéssemos uma matéria denunciando o desperdício de água devido a um suposto vazamento na caixa d’água antiga. O blog questionou o Gerente Regional da estatal sobre o assunto, por sua vez, esclareceu que não se trata de vazamento, mas sim de transbordamento, pois não há um sistema que detecte se ela está completamente vazia ou cheia.


“Com essa interligação nós iremos ativar um sistema para que ela (a caixa d’água antiga) não transborde. Nesses próximos dias até o dia 15 esperamos consertar tudo”, concluí
FONTE: BLOG DO ADILSON CARLOS

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.